3604-5500
contato@hdpa.com.br

O tripé formado pela assistência, ensino e pesquisa constitui o eixo fundamental da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, o Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA). Dentro do sistema público de saúde humanizado, este conceito moderno procura integrar o ambiente científico ao atendimento multiprofissional de excelência e qualidade.

No campo do ensino, o HDPA tem desempenhado importante papel na capacitação e formação de centenas de profissionais de saúde, incluindo enfermagem, nutrição, fisioterapia e medicina, contribuindo para a promoção de uma assistência integral à saúde e revelando a sua vocação para hospital-escola.

A pesquisa tem sido uma área de especial destaque com a condução atual de diversos estudos próprios ou multicêntricos, de alta relevância, principalmente nas áreas de enfermagem, fisioterapia, cardiologia, cirurgia cardíaca, oncologia e terapia intensiva, evidenciando, em nível nacional e internacional, o nome de Feira de Santana como pólo de formação de conhecimento original.

O Hospital Dom Pedro de Alcântara acredita que a assistência, o ensino e a pesquisa são indissociáveis para a articulação do saber e para o fortalecimento institucional. 

Prestar assistência médico-hospitalar com ética, qualidade, segurança, humanização personalizada e de excelência, agindo com responsabilidade social.